Cozinha de Peito Aberto | Editora Humanize
Capa Cozinha de Peito Aberto

Cozinha de Peito Aberto: Nutrição Inteligente para Prevenir e Acolher – HUMANIZE

Autores: Camile Maria da Silva Oliveira, Isabelli Giovanna Vieira Rodrigues, Maria Clara Nascimento Cerqueira, Livia Rebeca Alves Sousa, Christiane Sampaio de Carvalho, Danyelle Pereira e Silva, Emanuelly vitória Moreira Luz Queiroz, Paloma Marques Pereira, Flávia Cristina de Alencar Lima, Wiris Pereira do Nascimento, Divina Sara de Oliveira Nascimento, Maria Eduarda Saraiva Ramos, Jamile Soares de Oliveira, Daniele Rodrigues Carvalho Caldas.

Este livro é fruto da 4° edição do projeto de extensão Nutrição de Peito Aberto da UNIFSA em Teresina-PI, o qual visa informar, por meio de várias dinâmicas, sobre nutrição e a sua influência no tratamento e prevenção ao câncer de mama e demais cânceres. Por aqui vamos abordar diversas questões envolvendo a higiene de alimentos, a rotulagem de produtos industrializados, melhores escolhas alimentares, cuidados nutricionais durante o período de tratamento, além de receitas clássicas para o período natalino e valor nutricional dos ingredientes. O conteúdo abordado é para pessoas em tratamento contra o câncer e seus familiares.

📥 Ler 📤 Compartilhar

📘 Informações Técnicas

ISBN: 978-65-5255-147-4

Ano de publicação: 2025

Editora: Editora Humanize

Páginas: 41

DOI: 10.5281/zenodo.17993112

🧾 Como citar este livro (ABNT)

Oliveira, C. M. da S.; Rodrigues, I. G. V.; Cerqueira, M. C. N. et al. Cozinha de Peito Aberto: Nutrição Inteligente para Prevenir e Acolher – Humanize. 4. ed. Salvador: Editora Humanize, 2025. ISBN 978-65-5255-147-4.

📖 Sobre

Enfrentar o câncer de mama é um dos maiores desafios que uma mulher pode viver. O tratamento, as mudanças no corpo e o medo do futuro podem abalar profundamente as emoções. Por isso, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo.

Muitos estudos evidenciam que o cuidado com a saúde mental e com as emoções promovem melhor qualidade de vida, mais disposição, melhores resultados no tratamento, melhora da autoestima e da percepção das emoções e até mesmo dos sentidos (Kondo et al., 2023).

Além disso, o ato de cozinhar — especialmente ao preparar alimentos saudáveis — pode se tornar um momento de relaxamento e de cultivo do amor-próprio. Ao escolher os ingredientes com cuidado, misturá-los e acompanhar a transformação de cada receita, vivencia-se um processo que vai muito além de preparar uma refeição saborosa. É um gesto de cuidado que nutre o corpo e a mente, ajudando na recuperação da saúde, renovando as energias e promovendo equilíbrio em cada parte do organismo (Jackson et al., 2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *